Serviço

Interinstitucional / Internacional

por Portal PPGFISIO FAEFI
Publicado: 03/05/2017 - 12:01
Última modificação: 01/04/2019 - 16:58
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico-Administrativo / Comunidade externa
Definições: 

Intercâmbios Nacionais

Por ser na modalidade associativa, o Programa  já realiza, por meio de seus professores e alunos, o intercâmbio nacional entre as duas IES. Além da parceria com a Fisioterapia da UFU, o Laboratório LABCOM, de responsabilidade das docentes Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes e Luciane Aparecida Pascucci Sande de Souza, tem parceria com os Laboratórios BIOLAB e NIAT, do Curso de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU, e os discentes realizam atividades/coletas em parceria.

Estudos Interdisciplinares sobre Envelhecimento, Funcionalidade e Longevidade (EIFEL), liderado pela profa Juliana Martins Pinto, com a participação da Profa Lislei Patrizzi Martins, e o de Fisioterapia e Saúde Coletiva, liderado pela Profa Isabel Aparecida Porcatti de Walsh, desenvolvem pesquisas multicêntricas e interdisciplinares e visam ao desenvolvimento de pesquisa com parcerias com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Ceará (UFC). 

As parcerias em projetos de pesquisa entre os docentes do PPGFISIO-UFU com docentes de outras IES foram mantidas:
A Profa Dra Camila Zamfolini Hallal tem parceria com os docentes Prof. Dr. Marcelo Tavella Navega, Profa. Dra. Nise Ribeiro Marques e Profa. Dra. Flavia Roberta Faganelo da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Marília; a Profa Dra Lilian Ramiro Felicio com a Profa. Dra. Débora Bevilaqua-Grossi. Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo – USP. Além disso, a Profa. Lilian iniciou parceria com a Prof. Dra. Carolina Lins, pós-doutora da Faculdade de Medicina da universidade de Campinas (UNICAMP), e responsável do ambulatório de acometimentos musculoesquelético de tornozelo e pé da unidade. O Prof Dr. Carlos Fernando Ronchi tem parcerias com o Prof. Dr. José Roberto Fioretto. Departamento de Pediatria. Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista - UNESP, com a Profa. Dra. Ana Lúcia dos Anjos Ferreira, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu-Universidade Estadual Paulista - UNESP, e com a Profa. Dra. Camila Corrêa Camacho do Departamento de Patologia. Faculdade de Medicina de Botucatu. Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Intercâmbios Internacionais

O Curso é novo, com início em agosto de 2016, e ainda não foi possível implementação total de intercâmbios internacionais. Porém, os docentes têm buscado acumular experiências e estreitar as relações com Universidades e Programas fora do país que se caracterizam como potenciais parceiros em projetos de pesquisas transculturais no futuro. Ainda que as pesquisas nesse nível não estejam consolidadas, entende-se que esse aperfeiçoamento seja o caminho para parcerias relevantes ao crescimento do programa. Dentre as ações direcionadas a esse crescimento, incluem-se as visitas realizadas pelo Prof Dernival Bertoncello nos Estados Unidos (Motion Analysis Laboratory, Spaulding Rehabilitation Hospital, Harvard Medical School e  Neuromuscular Research Laboratory/Warrior Human Performance Research Center - University of Pittsburgh, Pittsburgh, PA, EUA) e Portugal (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra).
E a Profa Dra Camila Zamfolini Hallal tem parceria em pesquisas com o Prof. Dr. Denis Brunt e Prof. Dr. Edgar Ramos Vieira do Department of Physical Therapy da Florida International University, Miami, USA.
A aluna Franciele Carvalho Santos, orientanda do Prof. Dernival Bertoncello, defendeu seu mestrado em 11/12/2018 e, em janeiro de 2019, iniciou um estágio na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Setor Responsável: