Programa de Pós-graduação em Fisioterapia

PPGFISIO
por Portal PPGFISIO FAEFI
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 15/12/2020 - 14:49
Histórico: 

A primeira proposta de criação de um novo curso de Mestrado Acadêmico foi idealizada pelo grupo de docentes UFTM que, desde o ano de 2011, vem realizando pesquisas de forma contínua e equilibrada.  Da mesma forma, o grupo de docentes da UFU tem buscado manter e consolidar suas linhas de pesquisa com o desenvolvimento de projetos de pesquisa, solicitação de financiamentos e estabelecimentos de parcerias. 

Com a existência de alguns projetos em comum entre a UFTM e a UFU, vislumbrou-se a criação de um programa de mestrado, na forma associativa, buscando unir dois cursos de graduação consolidados e com bom reconhecimento junto às avaliações a que foram submetidos entre os cursos de Fisioterapia (SINAES, entre outros).  

Com interesse de aumentar a qualidade e a quantidade de projetos desenvolvidos nas respectivas IES, fortalecer o corpo docente de ambas IES, permitir aos alunos o intercâmbio de conhecimento e a participação em projetos de pesquisa realizados em cooperação entre estas Universidades, surgiu a discussão sobre a possibilidade da criação de um Programa de Pós Graduação Stricto Sensu.

O grupo de docentes da UFTM e da UFU desenvolvem projetos relevantes fomentados por agências de apoio à pesquisa com a colaboração de alunos de graduação vinculados aos programas de iniciação científica, sendo que alguns docentes já estão vinculados a alguns programas de mestrado em outras áreas. O vínculo existente entre alguns docentes destas IES e a proximidade geográfica despertou o interesse em unir forças com o intuito de viabilizar a implantação de um programa associativo de alto nível com impacto no âmbito nacional.

A partir disto, constituiu-se uma comissão, contemplando docentes de ambas IES, com o objetivo de discutir, desenvolver e implantar o Programa Associativo de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia do Triângulo Mineiro. Neste sentido, foram realizadas reuniões entre os membros da comissão, bem como com pró-reitorias de pesquisa, além de contatos externos com programas de pós-graduação associativos já consolidados. Nestas reuniões foram discutidos os aspectos relacionados à estruturação da proposta, como por exemplo, a elaboração do regimento do curso, aspectos administrativos entre as IES sede e associada, elaboração do projeto, definição de área de concentração e linhas de pesquisas, além do planejamento do rol de disciplinas que atendem o perfil do curso proposto.

Culminou na criação do curso de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia, na forma associativa, entre os cursos de Fisioterapia da (UFTM) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Esta proposta contempla maior território, fortalece o corpo docente de ambas as IES, permite aos alunos o intercâmbio de conhecimento e a participação em projetos de pesquisa realizados em cooperação entre estas Universidades.

Portanto, a criação de um novo curso de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia projetará, em um futuro breve, o crescimento de ambas instituições, o que, por meio do desenvolvimento de pesquisas de qualidade, proporcionará maior visibilidade dos cursos em âmbito nacional e internacional.

Objetivo: 

O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia tem como tem como principal objetivo o de suprir a crescente necessidade de ampliação do desenvolvimento de projetos de pesquisa, para melhoria da produção de conhecimento científico, além da formação de docentes e pesquisadores de excelência na área da Fisioterapia e como objetivos específicos:

I – Estimular e desenvolver a pesquisa nas áreas de Fisioterapia;

II – Capacitar e qualificar recursos humanos inseridos na pós-graduação para pesquisa e ensino, visando à produção de conhecimento aplicável à sociedade;

III – Incentivar o desenvolvimento de métodos de avaliações e intervenções no contexto da Fisioterapia;

IV – Estudar, avaliar e desenvolver condutas, materiais, técnicas e tecnologias utilizadas nas diferentes especialidades que envolvam a Fisioterapia, visando uma melhor interface entre ensino, pesquisa e extensão;

V – Contribuir para a melhoria do ensino superior e da pesquisa em Fisioterapia, para que seus egressos possam desempenhar de maneira qualificada suas funções em Instituições de Ensino Superior;

VI – Propiciar a integração entre ensino, pesquisa e extensão pelo intercâmbio de conhecimentos científicos e atividades pedagógicas que envolvam os corpos discente e docente das Instituições proponentes, assim como outras Instituições e programas.

Missão: 

O Programa de Pós-graduação em Fisioterapia tem como missão o desenvolvem projetos relevantes fomentados por agências de apoio à pesquisa com a colaboração de alunos de graduação e de pós graduação e propiciar a formação continuada de profissionais da área de Fisioterapia e/ou de áreas afins, visando atingir o seguinte perfil de egresso:

- Habilitado ao desenvolvimento de pesquisa e docência no ensino superior;
- Capacitado a contribuir com a produção de evidências científicas em fisioterapia;
- Hábil a aplicar o conhecimento científico produzido junto à comunidade;
- Apresentar visão crítica e competências interdisciplinares na Fisioterapia.

Infraestrutura: 

A infraestrutura disponível nos laboratório exclusivos para pesquisa e nos laboratórios compartilhados entre a pesquisa e o ensino proporcionam excelentes condições para a realização das pesquisas em desenvolvimento. Os equipamentos foram adquiridos pelos docentes responsáveis pelos laboratórios por meio de agências de fomento. 
Atualmente são 11 Laboratórios, sendo 1 laboratório criado em 2018 (LABiN). Destes, 6 laboratórios estão localizados na Universidade Federal de Uberlândia (3 são compartilhados com o ensino e 3 são exclusivos para a pesquisa) e 5 são exclusivos para a pesquisa e estão localizados na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 
Além dos laboratórios, existem 2 salas para os alunos de pós graduação (uma em cada universidade) e 1 sala para o técnico de laboratório da UFTM. 
Para os laboratórios compartilhados com o ensino, em apenas 1 período (manhã) por semana eles são utilizados para o ensino, e nos outros períodos (9 períodos restantes) ficam disponíveis exclusivamente para a pesquisa. Os laboratórios compartilhados com o ensino e os exclusivos para a pesquisa estão listados abaixo.

1. LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA - UFU
1.1. Laboratório de Recursos Terapêuticos (LARET) 
1.2. Laboratório de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica (LAIF)
Universidade Federal de Uberlândia
1.3. Laboratório Neuropsicomotor (LANEP) 

2. LABORATÓRIOS EXCLUSIVOS PARA PESQUISA- UFU
2.1. Laboratório de Neuromecânica e Fisioterapia (LANEF) 
2.2.Laboratório de Avaliação em Biomecânica e Neurociências (LABiN)
2.3.Laboratório de Pesquisa do Desempenho Cinesiofuncional Pélvico e Saúde da Mulher (LADEP) -UFU
 

3. LABORATÓRIOS EXCLUSIVOS PARA PESQUISA - UFTM
3.1. Laboratório de cinemetria e eletromiografia - LAELCIN
3.2. Laboratório de análise do exercício físico – LAEF
3.3.Laboratório de biomecânica e controle motor – LABICOM
3.4. Laboratório de desempenho neuromusculoesquelético e postura – LADENMP 
3.5.Laboratório de recursos terapêuticos – LRT
 

4. SALAS DE AULA PARA DISCENTES (UFU e UFTM) E SALA PARA TÉCNICO (UFTM)
4.1. Sala de Estudo para os Alunos da Pós-Graduação
Universidade Federal de Uberlândia
Essa área destina-se a atualização bibliográfica, processamento de dados e elaboração de trabalhos como resumo, artigos e dissertação, além de convivência dos alunos de pós-graduação.
Localização: Lotada no terceiro andar do Prédio administrativo-1P no campus FAEFI, com área de aproximadamente 25 m2. 
Equipamentos: Atualmente o prédio possui internet Wi-Fi, mesas para computador, cadeiras de escritório, 4 computadores portáteis (HP ProBook®) 14’ Core I 5 2.5GHZ 8GB RAM 1TB HD.

4.2. Sala de Estudo do Aluno da Pós-Graduação
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Localização: Av Guilherme Ferreira, 1940. 
Equipamentos: mobiliário, 01 microcomputador e espaço para utilização dos computadores pessoais conectados à rede Wi-fi .

4.3. Sala do Técnico dos Laboratórios
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Localização: Av Guilherme Ferreira, 1940. 
Equipamentos: mobiliário, 01 microcomputador e 01 impressora.

As duas Universidades (UFTM e UFU) possuem rede Wi-Fi em todos os campi para acesso aos alunos. Existem salas de informática  para alunos do programa e nos laboratórios de pesquisa existem computadores para a realização das pesquisas e para uso dos discentes.
As duas Universidades também possuem sistemas para videoconferência e para Webconferência.
 

Bibliotecas:

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Informações disponíveis pelo link: http://www.uftm.edu.br/biblioteca

Universidade Federal de Uberlândia
Informações disponíveis pelo link: https://www.bibliotecas.ufu.br/

Outras informações:

No ano de 2017, o PPGFisio-UFU conseguiu uma sala de aula exclusiva para as aulas do programa, além disso, foi possível equipá-la com os equipamentos de webconferência, permitindo assim que as aulas ministradas na UFU sejam exibidas para a sede, além de reduzir gastos com membros externos das bancas de qualificação e defesa.

No ano de 2018 foi inaugurado o Prédio Aluísio Prata na UFTM. Neste Prédio estão lotados a sala da Secretaria e Coordenação da Pós Graduação (no 3º andar, sala 320) e os gabinetes dos docentes (4o andar). O novo espaço para os laboratórios de pesquisa  ainda não está disponível para uso, então os Laboratórios de pesquisa ainda estão lotados no prédio alugado da Av Guilherme Ferreira numero 1940.

 

Coordenador UFU: Carlos Fernando Ronchi
UFU
:
+55 34 3218-2928
UFTM
:
+55 34 3700-6815
Endereço UFU
Rua Benjamin Constant, 1286
CEP: 
38400-678
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Campus Educação Física - Bloco 1N - Sala 260
Endereço UFTM
Rua Vigário Carlos, 100 - Bairro N. S. da Abadia
CEP: 
38400-902
Uberaba, Minas Gerais, Brasil